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Como implementar consentimento de cookies no Google Tag Manager

02/05/2024 - Manual de ferramentas Google

Com a chegada da LGPD, todos os sites brasileiros precisam usar a base legal do consentimento para capturar dados dos seus visitantes. 

Neste guia, vamos te ensinar o passo a passo dessa implementação e como os dados devem aparecer no seu Google Analytics, Ads ou até em outras plataformas gerenciando as etiquetas pelo Google tag Manager. Confira!

Por que e como pedir consentimento de cookies?

Os cookies são a forma como empresas coletam dados de usuários no site e usam esses dados em campanhas de marketing digital.

Remarketing, por exemplo: quando você entra em um site e passa a receber comerciais em outras plataformas como Youtube e Instagram, depende de cookies para funcionar.

A partir da criação da Lei Geral de Proteção de Dados, é proibido no Brasil capturar dados dos clientes sem explicar a política de privacidade e sem pedir pelo consentimento do usuário.

Algumas empresas utilizam a base legal do “legítimo interesse” para alegar que elas não precisam do consentimento de cookies, mas a LGPD sendo um reflexo da política europeia de proteção de dados (a GDPR) deixa claro que para o uso de cookies para fins publicitários é obrigatório solicitar o consentimento.

O consentimento então é gerado usando um formulário de consentimento, geralmente um pop-up ou modal que pede se o usuário concorda com a captura dos seus dados.

Geralmente, o usuário tem a opção de concordar com o uso de todos os cookies, ou então apenas dos cookies essenciais (que precisam ser usados para o site funcionar).

Você deve separar os cookies essenciais dos publicitários e demarcá-los na sua política de privacidade.

Você pode usar a base legal do legítimo interesse para disparar cookies essenciais já que eles não tem fim publicitário.

Então o que acontece na prática: quando o visitante entra no site, por padrão, os cookies essenciais são disparados e os cookies publicitários têm que aguardar o consentimento para serem disparados.

O formulário de consentimento funciona como um portão: ele deixa os cookies essenciais saírem e segura os publicitários até que o usuário clique no botão e permita o disparo deles também.

Existem diversas ferramentas terceirizadas que geram formulários de cookies automáticos. Infelizmente a maioria delas são pagas. Você pode encontrar alternativas gratuitas no github.

No caso do github você vai precisar que um desenvolvedor se envolva no processo para implementar o código no site, enquanto que com a plataforma o processo é mais simples e tem integração direta com o Google Tag Manager.

Eu vou deixar abaixo links com as principais ferramentas terceiras e também do github para você escolher.

Consentimento no Google Tag Manager

O formulário de consentimento vai funcionar integrado ao Google Tag Manager, que gerencia os cookies no site.

Se você não conhece o Google Tag Manager, eu recomendo que você leia o nosso blog sobre o assunto e então volte aqui.

Existem 4 tipos principais de permissão que precisam de consentimento:

 

Consent Type

Description

ad_storage

Permite armazenar dados relevantes a publicidade.

ad_user_data

Permite enviar dados do usuário para o Google.

ad_personalization

Permite a geração de anúncios personalizados.

analytics_storage

Permite armazenar dados para fins de análise.

 

O formulário de consentimento tem que autorizar todos os 4 quando o usuário clica em “Aceitar todos os Cookies”.

Alguns formulários permitem personalizar e aceitar apenas alguns dos 4 tipos de consentimento de dados para uso publicitário, mas como a maioria das tags precisa dos 4, muitos não vão disparar se o usuário optar por personalizar a permissão.

Para configurar o consentimento no Tag Manager clique Administração > Configurações do contêiner > Configurações avançadas > Ativar Visão geral do consentimento

Clique em “Salvar” e depois volte para o espaço de trabalho em “Etiquetas”. Você vai ver que agora tem um ícone de escudo no canto superior direito. Clique nele.

Administração > Configurações do contêiner > Configurações avançadas > Ativar Visão geral do consentimento

Todas as suas tags vão aparecer numa tabela. As tags do google já tem uma permissão integrada, enquanto que os cookies de terceiros (como o Pixel do Meta, por exemplo) não tem nenhuma permissão pré-configurada.

A maioria dos cookies publicitários precisam dos 4 consentimentos para funcionar (como Google Ads, Pixel do Meta, Linkedin Ads, etc).

Para adicionar o consentimento as tags que não tem, você seleciona a caixinha do lado da tag em clicar no ícone Editar configurações de permissão (é um escudo com uma engrenagem).

 Editar configurações de permissão

Selecione Exigir consentimento adicional para disparar a tag > +Adicionar consentimento obrigatório. Vai abrir um campo pedindo que você inclua um dos tipos de consentimento (ad_storage, ad_user_data, ad_personalization, analytics_storage).

Você pode adicionar quantos consentimentos quiser baseado na necessidade e em como você vai usar os dados.

Feito isso, nós temos que testar se o nosso sistema de consentimento funciona e nós precisamos atualizar os acionadores para que assim que o consentimento seja gerado, as tags sejam disparadas.

Vamos começar adicionando os acionadores de consentimento e depois podemos partir para o teste.

Todas as tags que são disparadas assim que a página carrega (Visualização de páginas, All pages ou Inicialização de Página) precisam ser substituídas pelo acionador Consent Initialization - All Pages.

Para fazer isso, vá em todas as etiquetas com acionador de Visualização de página (com o olhinho), clique em Acionador > Editar > Adicionar (+) > Inicialização de Consentimento.

Se você quiser, pode deixar os dois acionadores ou remover o All Pages e deixar só o consentimento.

Consent Initialization - All Pages.

Para testar, clique em Visualizar e abra o Tag Assistant. Acesse o seu site com o formulário de consentimento (Não clique em nada).

Se você for ao Tag Assistant e olhar no histórico, agora você vai ver duas etapas “Consent” e “Consent Initialization”. 

Nas colunas do lado direto você também tem uma coluna “Consent”

consent

Como nós ainda não clicamos na permissão de cookies, você pode ver no exemplo da imagem que o consentimento está “Denied” (negado).

Assim, que nós clicamos em “Aceitar todos os Cookies” no formulários de consentimento um novo status de consentimento é criado e o evento Consent Initialization precisa ser disparado no data layer.

Se você clicar no novo push “Consent” e checar a tabela “Consent” (imagem abaixo) nós conseguimos ver que depois que nós aceitamos os cookies o consentimento é atualizado e agora todos os consentimento publicitários estão marcados como “Granted” (concedido).

Como nós mudamos o acionador para que as tags disparem na inicialização do consentimento, assim que o consentimento muda e o push “Consent Initialization” é acionado, todas as etiquetas que estavam aguardando consentimento são disparadas. (exemplo abaixo).

Se você clicar em uma tag específica vai até conseguir ver quais consentimentos ela dependia para ser disparada.

Pronto! Agora nós já sabemos que o sistema está funcionando. 

Se você chegou nessa parte e o consentimento não muda quando você clica no botão ou se o push “Consent Initialization” não aparece no histórico do Tag Assistant, então o desenvolvedor não configurou corretamente. 

Lembre-se de encaminhar para o desenvolvedor a documentação do google, assim como o template.

Agora só falta clicar em “Enviar” no Tag Manager para atualizar as tags no seu site.

IMPORTANTE: Cheque para ter certeza que os dados estão chegando no seu site. Você vai notar uma queda razoável nos dados nos dias seguintes se o formulário de consentimento for facilmente ignorado ou então se houver um problema na captura dos dados.

Era isso, espero que esse guia tenha sido útil. Se você encontrou algum problema na implementação, não deixe de comentar abaixo e poderemos atualizar o conteúdo com suas dúvidas.

 

Até a próxima!

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